Qual o conceito por trás do Drupal?

O Drupal é geralmente referido como um content management system (CMS), entretanto o mais apropriado  seria referencia-lo como sendo um "content management framework" (CMF), ou seja, Drupal é bem mais configurável e customizável que um CMS convencional, tanto por módulos desenvolvidos por terceiros quanto por módulos feitos por você mesmo.

Imagine uma série de medidas onde de um lado da escala possuem coisas classificadas como "específicas" e do outro coisas classificadas como "abstratas".  Agora, dentro desse espectro, as coisas "específicas" possuem forma especializada pois estas foram criadas para uma função específica, uma chave de fenda por exemplo. Já do outro lado as formas são abstratas e sem propósito definido, como uma barra de aço por exemplo. Entretanto uma barra de aço lhe trás inúmeras possibilidades, você poderia produzir uma chave de venda ou qualquer outra coisa que precisasse.

Claro que, enquanto uma barra de aço é mais configurável que uma chave de fenda, uma barra de aço não possui muita utilidade de cara pois apenas algumas pessoas sabem como trabalhar o aço, assim obvioamente que as pessoas vão prefirir ter uma chave de fenda para fazer os concertos rotineiros de suas casas, mesmo que isso signifique a compra de jogos com Philips e fenda de diferente tamanhos.

Ao usar Drupal, no entanto, você não precisa fazer essa escolha, pois Drupal é como se fosse uma única chave com várias cabeças que podem ser trocadas. Indo mais adiante com essa analogia, com o Drupal, você pode criar suas próprias cabeças caso você precise trabalhar com parafusos especiais.

Drupal mora na esquina entre específico e abstrato, sendo mais fácil de usar que os frameworks os quais você precisa escrever grande parte do código por você mesmo, mas mais flexível que outros CMSs os quais foram criados para um uso específico, blogs por exemplo.
Seu design possui uma flexibilidade incrível e ainda assim permite que pessoas que não são programadoras a criar websites de última geração.

É importate que se entenda o princípio do gerenciamento de abstração, pois este é o ponto central do sistema Drupal. A partir do momento que você compreender que uma certa quantidade de abstração tem grande valor, você começará a entender a força desse argumento quando tratar-se do uso do Drupal.

  • Compartilhe:

  • RSS
  • -->
  • Digg this
  • Face book
  • Bookmark and Share

1 comentário(s)

Coringa :P pirado disse:

muito legal o post...
queria me aprofundar mais no assunto sobre dropal,
to conhecendo agora.Tenho 16 Anos não trabalho como web Designer mais só formado,mais pretendo trabalhar...
quem puder me ajudar passar video aulas Meu
MSN é:andreluarschumacher@hotmail.com

VLW ai GALERA!!!!!

Postar um comentário-

Postar um comentário

BlogBlogs