Quanto custa para produzir um Viral Video e Como produzi-lo?

Quando se fala sobre viral video marketing e publicidade, as duas perguntas que ouço com frequência são "quanto custa para se produzir um viral video online?"  e "quais são os passos necessários?" . Bem, preço pode variar e depende de alguns fatores, então irei começar falando dos 4 elementos básicos e em seguida voltarei à questão preço.
Um viral vídeo de sucesso é aquele que atiça o internauta a compartilha-lo e assim criar uma dissiminação natural e continua. Ao contrário da tradicional  "mídia paga" tais como TV e radio onde uma vez que você pare de pagar o espaços publicitário também para de divulgar o seu anúncio.

Marketing de redes sociais e mídia viral é geralmente referida como "mídia ganha", pois o seu conteúdo permanece na web por um período longo, sem custo adicionais e por vezes a sua dissiminação continua mesmo depois que a campanha inicial tenha terminado.

Obter um monte de visualizações é relativamente fácil, mas como mensurar se o seu vídeo está está sendo visto pelo seu público alvo? Bem, para levar o seu vídeo o mais longe possível e assim transmitir a sua mensagem com eficiência vai depender ou de um cuidadoso plano de ação ou muita sorte. 
Criar, produzir e lançar uma vídeo com sua marca ou um seriado online envolve mais do que imaginar algo engraçado e se atracar em uma câmera, assim sendo irei concatenar todos os passos necessarios em 4 categorias:
  1. Estabelecer objetivos e Estratégias
  2. Criação
  3. Produção
  4. Viral Video Marketing & Semeação
O sucesso de sua camapanha dependerá de uma focagem produtiva em cada uma dessas categorias.

Objetivos e Estratégia

A abordagem mais efetiva está em estabelecer os seus objetivos e definir sua estratégia antes de desenvolver os conceitos de criação.  Isso lhe ajudará a desenhar e manter em mente uma linha clara a ser seguida no processo de criação, produção e lançamento de sua campanha, bem como ajudará os diretores de marketing, gerentes de marcas, relações públicas  e outros responsáveis pelo sucesso de seu vídeo a qualificar o retorno sobre o investimento (ROI) ao final da campanha, quando os resultados são comparados com os objetivos iniciais.
Primeiro, estabeleça o que você quer alcançar ao final da camapanha e defina os pontos chaves de sua estratégia, basicamente pergunte a si mesmo, O que eu espero como resultado de minha campanha e Como chegarei lá?
  • Objetivos: Quais são os objetivos a serem alcançados pela camapanha, podendo ser exposição da marca, engajamentos, relação produto consumidor, vendas, tráfico?
  • Conversões: Quais reações você gostaria que os internautas divessem após assistirem o seu vídeo? Por exemplo, compartilhar com amigo(s), visitar o seu website, assistir mais vídeos, visitar uma página de compra, visitar sua loja virtual?
  • Integração: O seu vídeo faz parte de uma grande campanha monitorada pelo seu Relações Públicas ou uma agência de marketing a qual irá ajudar a espalhar a sua mensagem? Considere uma interação e integração com outros departamentos da empresa.
  • Marketing: Defina o seu público alvo, influenciadores, redes sociais e alvos verticais (veja o tópico Viral Video Marketing & Semeação abaixo)
Caso decida por contratar uma agência de criação, essa fica com a responsabilidade de fazer as perguntas certas para os membros de sua equipe de marketing para ajuda-los a determinar os objetivos e as estratégias a serem aplicadas ao seu viral video para garantir o sucesso de sua campanha.
Quanto mais preparado você e sua equipe estiverem, mais baixo será o custo da fase de criação.

Criação:

O "conteúdo como entretenimento" é em geral o mais efetivo para viral marketing devendo focar na criação de vídeos que maneram na mensagem publicitária e coloquem um pitada extra de entretenimento. Desta forma, mesmo quando o internauta está totalmente conciente que o vídeo se trata de uma mensagem publicitária ou que tenha um cunho publicitário, este não se incomodará, pois existe uma permuta onde o internauta dar o seu tempo e atenção em troca de ser entretido.
Gêneros dos vídeos podem incluir Engraçado, Inesperado, Chocante, Atraente, Realidade ou Ficção?, Inteligente, Informativo ou Não Convencional, mas todos eles tem algo em comum, eles atiçam o internauta a passa-lo adiante.
Se você trabalhar com uma agência de criação, taxas e custo para a elaboração de uma estratégia de ação podem variar conforme o modelo adotado bem como o escopo do projeto e a forma de pagamento oferecido pela agência de criação.

Produção:

A qualidade e custo de um viral video vai depender quase que integralmente das diretrizes desenhadas na fase de criação, os fatores a serem considerados são:
Pré Produção
  • Salários e caches (elenco e equipe de produção), animais treinados etc
  • Investigar um local adequado, palco ou aluguel do local escolhido.
Produção
  • A quantidade de vídeos; você ira gravar um único vídeo ou uma série? Mesmo quando vários vídeos são gravados no mesmo dia e dentro do mesmo orçamento, ainda assim esses irão requerer mais tempo na fase de pós produção
  • Live-action vs animação; usar atores reais, animação ou ambos
  • Equipamento necessários; o seu projeto pode ser gravado com uma câmera amadora ou será necessário uma equipe completa com câmeras profissionais e iluminação?
  • Efeitos visuais ao vivo ou efeitos adicionados por computador
  • Guarda-roupas, contra-regra e sets
Pós Produção
  • Edição
  • Computação gráfica (CGI) e efeitos visuais
  • Composição de música, própria ou licenciada?
A melhor coisa a fazer é pesar o seu orçamento contra os seus objetivos e abordar uma agência de criação que seja tanto efetiva e dentro de seu orçamento.

Viral Video Marketing & Semeação:

Uma campanha de Viral video marketing deve começar pela identificação de seu público alvo primário e determinar a audiência ideal a qual você queira alcançar. Essas serão as pessoas com maiores chances de comprarem o seu produto ou serviço e evangelizarem a sua marca online ou em pessoa.

Já o seu público alvo secundário deve incluir influenciadores tangenciais. Esse grupo de audiência serão aqueles que irão interagir e influenciar o seu público alvo primário em diferentes níveis de interesse.
Em seguida, identifique blogs, blogueiros, websites, escritores e redes sociais relevantes que irão ser os seus influenciadores e também onde você "semear" o(s) seu(s) vídeo(s).  Crie uma lista de blogueiros, publicações e outros influenciadores chaves os quais tem contato e influência sobre o seu público alvo primário.
Elementos de uma companha de sucesso incluem:
  • Mensagem: A mensagem digital que irá conquistar espaços em blogs e publicações
  • Redes Sociais: Aborde comunidades no Orkut, Facebook, YouTube e Twitter
  • Compartilhamento: faça com que o compartilhamento seja fácil e inclua instruções de como compartilhar com amigos
  • Conquistar: alcance centenas de top blogs e publicações encorajando-os a falar sobre seu(s) vídeo(s) e inclui-lo(s) em conteúdos
  • Ir onde a festa está: se ainda não existir, crie um relacionamento com os seus influenciadores chaves que já estão engajados com o seu público alvo e estabeleça sua presença naquele ambiente
  • Video Search Optimization (VSEO): inclua títulos, tags, descrições e narrativas
  • Relatórios e análises: semanalmente e mensalmente para ajudar a determinar o ROI e assim fazer algumas correções no meio do percurso
Viral video marketing e semeação de vídeo pode custar entre alguns centavos por visualização à algo bem acima dos 0,25 centavos por visualização. De cara isso pode soar muito caro até você considerar a forma a qual o viral marketing funciona. Para cada visualização propriamente alvejada, existirão visualizações adicionais, por exemplo, conversações online, blog embeds, menções em artigos, passe adiante por redes sociais e valiosos engajamentos (comentário por exemplo) que irão adicionar valor à aquela visualização.

Quanto mais  o vídeo se espalha, mais barulho é gerado em torno do vídeo propriamente dito bem como em torno de sua marca, produto ou serviço. Um viral video com estratégia bem executada irá de longe exceder a quantidade de visualizações esperadas diminuindo assim o custo por visualização, por exemplo, se sua estratégia foi feita para receber um total de 500.000 visualizações a um custo de R$-0,20 por visualização, uma vez que o seu vídeo atingir 1.000.000 de visualizaçãoes você terá cortado o seu custo inicial pela metade, ou seja esse cairá para R$-0,10 por visualização.
Tenha em mente que o objetivo não é focar o gasto em cada visualização mas sim gastar o suficiente para alcançar os influenciadores chaves para que o seu vídeo crie vida própria e as visualizações almentem de forma orgânica.

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